top of page

Mortes de macacos no Rio reforçam proibição de alimentar animais silvestres!

Não Alimente os Micos!

Em meio às recentes mortes de macacos na cidade do Rio de Janeiro, a Comissão Estadual de Meio Ambiente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) emitiu um alerta para que a população evite alimentar e tocar esses animais sob risco de transmissão de doenças como raiva, febre amarela e herpesvirose.

Animais domésticos também correm risco de contágio de doenças, por isso o contato com macacos deve ser igualmente evitado.

O Informe Técnico publicado no dia 19 de outubro de 2016, recomenda ainda que, caso alguém veja um macaco aparentemente doente, que entre em contato com a Prefeitura através do número 1746.

Tendo em vista a grande quantidade de macacos na área do MoNa Pão de Açúcar, o gestor da Unidade, biólogo Marcelo Barros de Andrade lembra que alimentar macacos ou qualquer outro animal silvestre na área do Monumento Natural é proibido e reforça a recomendação de que não se deve tocar estes animais sob nenhuma hipótese.

Caso algum macaco com aparência de doente, ou morto, seja avistado, é recomendado acionar as autoridades sanitárias do município pelo telefone 1746.

O informe técnico do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro está disponível aqui.

bottom of page